Uma dúvida simples mas bastante comum é saber o que significa termos como: SAP ERP, SAP ECC, SAP EHP ou SAP HANA. Essa sopa de letrinhas causa muita confusão. Por isso, além de tirarmos isso a limpo, também fizemos um micro dicionário em que descrevemos as funções dos principais termos relacionais ao assunto.
Antes de começarmos, vamos relembrar o que significa SAP. Basicamente, SAP tem dois significados principais. Você precisa prestar atenção ao contexto para descobrir qual está sendo utilizado.
O primeiro significado refere-se a empresa alemã produtora de software corporativo chamada SAP AG. Comumente, a empresa é tratada apenas como SAP, tendo milhares de clientes em todo mundo, dos quais a grande maioria são empresas de grande porte.
A empresa produz diversos softwares. O problema é que muitos deles são batizados com o prefixo SAP, como por exemplo SAP ERP ou SAP R3. É similar ao que a Microsoft faz com alguns dos seus produtos (Microsoft Office, por exemplo).
Muitas pessoas também se referem ao software apenas como SAP. O curioso é que isso não ocorre com softwares de outras empresas (como a Microsoft por exemplo). Seja como for, esse é o segundo significado do termo. Logo, SAP pode ser tanto a empresa quanto o software produzido por ela. Ficou claro?
Para matar a curiosidade de alguns (ou talvez de muitos), o significado da sigla, em alemão, é uma abreviação de Systeme, Anwendungen und Produkte in der Datenverarbeitung. Em bom português, quer dizer: Sistemas, Aplicativos e Produtos para Processamento de Dados.
Agora, vamos falar sobre o software.
A sigla, que vem do Inglês, possui a seguinte definição: Enterprise Resource Planning (ERP). Em português, fazemos a leitura: Sistema Integrado de Gestão Empresarial.
Várias empresas desenvolveram seus softwares no modelo ERP, sendo que o mais famoso e utilizado pertence à SAP A.G. Logo, de forma simples e direta, o SAP ERP é um software de Gestão Empresarial.
O SAP ERP tem como objetivo integrar todos os dados e processos de uma empresa em um único sistema. Com ele, você gerencia todas as informações do negócio em um único local, de forma a economizar tempo e otimizar processos.
A grande dúvida é qual é a diferença entre SAP R/3, SAP ECC, SAP ERP e SAP EHP.
Na verdade todos esses termos referem-se ao principal produtos de software da SAP AG. Então por que tantas siglas?
Eu sei que isso complica e dificulta o entendimento. Mas com o passar do tempo, a SAP AG foi alterando o nome do sistema e incluindo novos conceitos e funcionalidades. O resultado foi a criação de diversas siglas e nomes para o mesmo produto. A imagem abaixo pode ajudar no entendimento.
A versão mais atual do sistema é o SAP ERP 6.0.
Agora, vamos em frente! Mas o que são as sigla EHP 2, EHP 3, … EHP 7?
SAP EHP nada mais é do que a nova estratégia de atualização (upgrade) do sistema SAP ERP. A sigla EHP é uma abreviação, em inglês, para Enhancement Packages.
Em um passado recente, a atualização de sistemas SAP era uma tarefa bastante complexa. Normalmente, exigindo a realização de projetos com alocação de diversas pessoas. Os EHPs são uma tentativa de simplificar o processo de atualização.
Ao invés de atualizar o SAP ERP 6.0 para ERP 7.0, ERP 8.0 e assim por diante, a SAP AG irá manter o SAP ERP 6.0 e irá atualizar apenas o EHP. Logo, você teria um SAP ERP 6.0 com EHP 1. Posteriormente, EHP 2 e assim por diante. De forma simples, isso é a estratégia de atualização do SAP ERP.
A versão mais recente é o SAP ERP 6.0 com EHP 7.
O Enhancement package 7 (EHP 7) do SAP ERP 6.0 oferece mais de 100 novas funcionalidades e foi otimizado para ser utilizado tanto com banco de dados tradicionais quanto com SAP HANA.
Não sabe o que é SAP HANA? Continue a leitura e confira abaixo.
Acredito que a utilização das siglas SAP ERP e SAP EHP é uma tentativa de simplificar a sopa de letrinhas. Além de permitir um entendimento mais simples e prático dos níveis de atualização do sistema.